Coquetel comestível ou sobremesa alcoólica?
Nas últimas semanas, comentei aspectos da história e dos mistérios do dry martini. Como é frequente, leitores simpáticos, distraídos ou assíduos e até os mais críticos, para usar um eufemismo, manifestaram-se nos comentários e também por email.
Alguns mais “críticos” observaram, surpreendentemente para mim, que dry martini é coisa de mulheres e homossexuais. Que “macho bebe é muita cerveja e cachaça”. Oh, os mistérios da sexualidade. Confesso que não sabia disso. Pena que não possamos mais avisar tia Hemingway.
Mas o que mais me chama a atenção é que, mesmo sinalizando se tratar de uma série de três artigos, muita gente estivesse apressada para saber a receita e seus truques de preparo. Óbvio que, sadicamente, reservei isso para o final.
Não deixa de ser muito lisonjeiro para mim. Mesmo sabendo da existência de milhões de receitas do coquetel na web, à distância de um clique, o querido leitor e a amável leitora ansiaram por minha fórmula mágica. Regozijo.
Para dar um descanso a esse pessoal pouco paciente com histórias, curiosidades e coisas assim mais diáfanas, trago aqui quatro receitas. Mas, como a polêmica é sempre bem-vinda na democracia, não são de drinks, antes de sobremesas alcoólicas e refrescantes para este verão que insiste em nos bronzear, molhar camisas de suor e aumentar o uso do ar condicionado e dos ventiladores.
Pode não agradar aos leitores/consumidores de muita cerveja com cachaça, mas vai fazer a cabeça de moças, deixando-as, digamos, no ponto para uma aproximação mais heterodoxa. Afinal, até minha avó sabia que a mistura de doses pequenas de álcool com doses maiúsculas de atenção, carinho e bom humor forma o melhor afrodisíaco feminino.
Comece por um shot bem interessante: uma falsamente inocente Gelatina Martini de Blueberry
300 ml de vodka aromatizada. Recomendo a Stoli Blueberry
2 colheres de xarope caseiro (açúcar diluído em água)
3 a 4 pacotes de gelatina sem sabor
250g de blueberries frescas
Misture a vodka e o xarope numa panela fora do fogo e adicione a gelatina em pó. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o líquido ficar homogêneo, o que deve levar uns 5 minutos. Coloque as blueberries em formas de gelo e despeje cuidadosamente a mistura de vodka em cada bloquinho. Espere esfriar e leve à geladeira. Deixe de um dia para o outro. Sirva, romanticamente, numa colher.
Picolé de Sauvignon Blanc
Muita gente pode achar heresia o uso de vinhos em receita tão prosaica. Mas o calor tem sido tanto que até o mais empedernido enófilo não recusaria este refresco no meio da tarde.
100ml de um Sauvignon Blanc bom e barato
100ml de refrigerante de laranja
100ml de suco de abacaxi
suco de um limão siciliano
suco de um limão tahiti
Seria bom usar aqueles kits plásticos de fazer picolés, mas, na falta deles, use copinhos de plástico.
Misture bem todos os ingredientes, despeje nos moldes e leve ao freezer até solidificar. É fraco em álcool. Mas não caia na tentação de aumentar a dose, pois isto dificultaria o congelamento. Vai muito bem no lugar do vinho de sobremesa, num dia de muito calor.
Avance para o bocado mais gourmet: um sorvete de creme à base de vinho fortificado.
250 ml de vinho fortificado de sua preferência (Porto, Madeira, Marsala, Banyuls, etc.)
1 lata de creme de leite
Açúcar a gosto (no mínimo uma colher de sopa, e se possível o açúcar de confeiteiro, bem fino)
100g de frutas vermelhas (se for morango, que estejam bem maduros)
Basicamente você tem de misturar o vinho e o açúcar e depois despejar o creme aos poucos, mexendo sempre, até atingir uma consistência firme. Coloque no congelador por algumas horas e sirva com as frutas vermelhas. Vai bem também com frutas suculentas, como pêssegos, nectarinas, etc. Lembra o nosso velho morango com chantilly, mas é muito, muito mais interessante. Os que preferirem um vinho mais leve podem tentar um moscatel.
Para fechar os trabalhos, um toque digestivo: Fatias de Vodka Limão
8 limões sicilianos
2 caixas de gelatina sabor limão
Um copo de água fervendo
1 copo de vodka citrus
½ copo de suco de limão siciliano
½ copo de água gelada
Corte os limões ao meio, esprema o suco e reserve. Com uma colher, raspe a polpa e limpe o interior dos limões. Prepare a gelatina, dissolvendo-a na água quente. Acrescente a vodka, o suco e a água gelada. Mexa até esfriar. Arrume as metades das cascas de limão numa bandeja e despeje a mistura cuidadosamente até encher por completo. Leve ao refrigerador. Quando a gelatina estiver firme, corte cada metade em três fatias. É perfeito após o café.
*publicado originalmente no portal terra magazine em 19 de fevereiro de 2011.